sexta-feira, 18 de maio de 2012

DICIONÁRIO DE MIAUS

Que meus gatos falam, eu nunca tive dúvidas! Por isso converso bastante com eles e acho que nos entendemos bem.
Mesmo que estejam longe dos meus olhos, eu conheço cada um pelo tom de voz.

Sei quando é o Stevie quem está miando : "NHANHAU",

Quando é o Rey Galã : "NHAAAAAAAAAAAAAAAU" - Rey é o mais escandaloso!!!

Quando é o João : "nha" - sim, o miado dele é baixinho e curtinho,

Quando é o Thomas : "HUM" - pois é, Tom Tom diz hum e eu e minha filha sempre dizemos "dois",

Quando é o Sebastian : (...), exatamente isso, Sebastian não é de miar, raramente emite sons, prefere demonstrar seus sentimentos lambendo nosso rosto ou roçando em nossas pernas.

E tem o miado do Martim : "nhau, rrrrrrrrrr". Meu pequenininho ainda é um bebê, portante mia baixinho e quase sempre para pedir colo - e ele logo emenda o miado num doce rom rom de satisfação por ter ganhado o que queria.


Bom, curiosa para saber mais sobre miado dos gatos, achei uma reportagem interessante que compartilho, agora, com vocês :

(conteúdo retirado do site http://pt.wikihow.com/Se-Comunicar-com-seu-Gato)
Estudos revelaram que os gatos desenvolveram um sistema de comunicação elaborado, com centenas de vocalizações diferentes para dizer aos humanos o que eles desejam. Eles sabem que estão no comando; por isso, faz sentido que  aprendam a verbalizar seus desejos  para que possamos entender o que eles dizem.
Mas, lembre-se : o som não é o modo preferido de comunicação de seu gato. A língua nativa dos gatos é um sistema complexo de expressão corporal, cheiros, expressões faciais e toque, enquanto nós, humanos, usamos primariamente o som. Os gatos rapidamente percebem que não entendemos os sinais não-verbais que eles usam uns com os outros e vocalizam em uma tentativa de se comunicar em nossa língua. Ao observar qual reação cada som causa em nós, o gato está sempre aprendendo a fazer pedidos (ou exigências).
Portanto, escute o seu gato!
   o    Miado curto - cumprimento.
o    Miados múltiplos - cumprimento excitado.
o    Miado em tom médio - pedido por algo.
o    Ronronado puxado - um pedido por algo.
o    Ronronado grave - uma reclamação.
o    Ronronado agudo - raiva ou dor.
o    Murmúrio (movimentos rápidos de mandíbula, "falando" entre os dentes) - excitação ou frustração (como quando uma presa está fora de alcance ou escapa).
o    Trinado (um cruzamento entre um miado e um ronronado com uma inflexão ascendente) - cumprimento amigável.
o    Ronronado suave - convite para contato ou atenção.
Observe seu gato!
o    Cauda para cima - feliz
o    Cauda balançando - excitado ou ansioso
Olhos piscando - afeto, o equivalente a mandar um beijo (Contato visual prolongado (encarar) é interpretado pelos gatos como um questionamento ou até agressividade, e os torna desconfortáveis. Piscadas lentas comunicam confiança).
o    Orelhas para trás - alarmado
o    Passar a cabeça, flanco e cauda em uma pessoa ou animal - ritual de saudação
o    Bater a cabeça - amizade, afeto
o    Cheirar o rosto - confirmando identidade
o    Orelhas para trás e deitadas - medo e ansiedade

5 comentários:

  1. Tua turminha é muuuito linda! ainda não conhecia o novo bebê: que fofo! Conversar com os gatos é gostoso demais, mesmo. Vivo conversando com os meus e reconheço o miado de cada um (e não são poucos, como já sabes kkkk). É incrível como os temperamentos são diferentes, mesmo em irmãos que cresceram juntos e foram tratados da mesma forma. Detesto quando os humanos não aceitam a inteligência dos gatos e soltam pérolas como: os gatos (e cães) tem o temperamento do dono; ou: o temperamento dos gatos depende da forma como são tratados. Claro que o meio e a criação influem nos gatos, mas da mesma forma que influem no próprio ser humano. Ih, acho que já falei demais; será que é porque sou apaixonada por gatos??? kkk Beijos mil

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante mas não falou do meu problema!!! A dona Rutha gosta de miar muito alto e insistentemente de madrugada! Não existe sono pesado que aguente! Eu faço um shhh bem alto mas não adianta! Ela continua miando e depois dorme profundamente...
    Meu marido não entende como eu sei quem é que está miando e eu só tenho 2 gatas!!! Mas ele sabe qual dos cachorros está latindo...é a mesma coisa, dããã!
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  3. Adoooooroooooooo os dentinhos do vampiro Stevie!!! Bom, aqui em casa o Ébano mia curtinho e alto, o Nelson muito lá de vez em quando alto e curto mas mais grave que o Ébano. A Aimée super delicada é um miado curto e bem feminino, tipo "minhá" sem o u no final. O Luan só emite som quando pula, pois está gordinho e faz tipo hunf quando encosta as patinhas no chão depois do salto. E o mais conversador é o Bartolomeu, mas com miado bem delicadinho tipo: "minhaiiii" olhando nos nossos olhos!
    Achei engraçado que o que era para ser mais tagarela dos seus, o Sebastian, não mia... =)))
    Enfim, cada gato, uma personalidade!

    ResponderExcluir
  4. ai q legal a Malú não mia e sim grita!!q filhotes mais lindos os seus heim..amei todos heim!!!bjs mari

    ResponderExcluir
  5. Lindo os seus pimpolhos falantes. Aqui em casa a Tixa é a faladeira da turma, eu falo que ela gosta de conversar, basta voce estimular e começa a miação em várias entonações e jeitos como em uma conversa. O Shake só mia para pedir comida, ele solta um miado comprido e fino acompanhado de um apontar de cabeça na direção que ele quer ir, ou seja na cozinha, pode ser só o miado junto com uma piscada se ele estiver parado querendo apenas atenção para uma brincadeira ou para um pedaço do que estamos comendo. A Juju é a mais quieta, pouco mia, na verdade ela só dá um miado único, alto e longo que é o de reclamação, quando por exemplo esquecemos ela trancada do lado de fora ou quando acabou a comida, parece que ela esta gritando IRRESPONSAVEIS.
    beijos

    ResponderExcluir