quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Saudade

Meu pai não era um homem de computadores... Uma das lembranças mais fortes que tenho dele vem acompanhada do som das batidas no teclado da máquina de datilografia. Era ali que escrevia os textos para o "jornal do Rotary Club", que ele mesmo editava. E, enquanto datilografava, um fiel escudeiro ficava por perto : Xuxu. Um gato cinzento, lindo e cheio de atitude!

Xuxu morreu, atropelado, quando eu tinha uns 17 anos. Desde então, muitos outros gatos passaram pela minha vida. Me lembro da cara que minha mãe fazia toda vez que eu aparecia com mais um bichano resgatado da rua e dos maus tratos das pessoas - doentes - que sentem prazer em judiar desses animais. Cheguei a ter 7 gatos, de uma só vez, dentro de um apartamento pequeno. E era meu pai quem ajeitava tudo para convencer  minha mãe a ficar com eles.

Xuxu / 1992

O amor pelos bichos e o respeito à natureza são uma entre as várias lições que meu pai me ensinou. Homem simples, extremamente correto e generoso, ele se foi há nove meses, deixando uma saudade impossível de definir em palavras!

3 comentários:

  1. Isso é uma grandeee prova de amor aos gatinhos....muuuito linda a história do seu pai, ele devia ser um grande homem! Que ele esteja bem, juntinho do Xuxu lá no céu...;-)

    ResponderExcluir
  2. Nossa, seu pai era muito parecido com o seu. O meu também amava os gatos, tivemos uma tigradinha chamada Pitty que viveu 16 anos e faleceu poucos meses antes do meu 1º filho nascer. E meu pai era jornalista, sempre me lembro de vê-lo na máquina de escrever quando era pequena. Ele trabalhou em várias revistas da Editora Abril. O meu faleceu há 18 meses mas deixou tantas lembranças maravilhosas que sempre levarei no meu coração.
    Já escrevi sobre ele no meu blog, mas me emociono muito quando penso nele e acho que nunca escrevi nada à altura do homem que ele foi.
    As pessoas que amam os gatos são especiais !
    Boa semana
    Laís

    ResponderExcluir
  3. Com certeza essa o amor pelos gatos foi uma grande herança que o vovô nos deixou...
    Bom rever o Xuxu!!! Confesso que não lembrava da carinha dele, mas nunca vou esquecer minha infância com minha mãe tendo que levar um pouquinho de ração lá de casa pra dar de presente pro Xuxu. Por mais que a ração fosse igual à dele, se não levasse ele emburrava!!!

    ResponderExcluir